Se liga, a galera do MMOBomb é ligada em free-to-play, mas às vezes a gente dá aquela escapada pra falar de jogos que não são 100% gratuitos ou que cobram por acesso antecipado. No meio disso tá Aion 2, que virou notícia pela possível mudança na forma de monetização.

A história do free-to-play no Aion original

Quem já jogou o Aion sabe: o game virou free-to-play depois de um tempo, após o lançamento da primeira expansão. Não era assim no começo, mas muitos MMORPGs já passaram por essa transformação e Aion não foi diferente. Desde então, o jogo ficou free-to-play.

O papo da assinatura em Aion 2

Essa semana rolou um burburinho sobre uma assinatura para Aion 2, com duas opções de tiers: a base e a premium. A descrição lembra muito um sistema de battle pass, mas segundo o que foi discutido, não é bem isso. O que se sabe é que, aparentemente, não haverá compra antecipada, descartando o modelo buy-to-play.

Detalhes do que cada nível de assinatura vai oferecer? Ainda não. Isso pode mudar até o lançamento no Ocidente, então é esperar pra ver.

Será que os jogadores vão topar?

A questão é: quem jogou o original de graça por tanto tempo vai querer pagar uma assinatura mensal (ou melhor, a cada 28 dias, segundo vazamentos)? Pode ser difícil. Principalmente porque o Aion original não nasceu free-to-play, teve que mudar pra isso.

É estranho pensar que os jogadores não se importariam tanto em pagar por um battle pass. Eles rolam dinheiro nisso o tempo todo. E essa assinatura tem até cara de battle pass, mesmo que a gente não saiba o que dá direito exatamente. Vai ser coisa essencial ou só bônus legais? Isso ainda é mistério.

O impacto do termo “assinatura” na recepção

Chamar isso de assinatura pode até afastar a galera, já que bate com a ideia de algo obrigatório, mesmo que digam que não será necessário para jogar. Isso pesa para uma comunidade acostumada com o free-to-play, e o risco é não atrair novos jogadores.

Alternativas e expectativas para o lançamento

Eu até acho que um modelo buy-to-play, com compra única, funcionaria melhor. Assim os devs já teriam grana na mão e os players não precisariam ficar presos a uma cobrança contínua. E claro, um battle pass à parte seria ótimo, porque é uma coisa opcional, que a gente entra e sai quando quiser.

Por enquanto, só nos resta aguardar como a NCSoft vai definir tudo isso na hora do lançamento. Pelo menos, uma dica: se forem subs opcionais, mudem o nome pra outra coisa!

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